Nos últimos anos, diversas mudanças no mercado de comunicação contribuíram para precarizar o trabalho dos jornalistas da mídia tradicional, o que levou boa parte deles a procurarem a alternativa da assessoria de imprensa. Nesta atividade, os profissionais podem aplicar habilidades como relacionamento com fontes, apuração e redação, mas em um contexto diferente do jornalismo. Será que vale a pena encaminhar sua carreira para esta área?
Antes, porém, de responder esta pergunta crucial é importante entender como os jornalistas estão atuando no mercado de trabalho. Para isso, vamos recorrer à pesquisa “Perfil do jornalista brasileiro 2021“, da Universidade Federal de Santa Catarina. Eu sei, é uma pesquisa que não é tão recente, mas como se diz na gíria, “é o que tem para hoje”.
De acordo com este estudo, 34,9% dos profissionais graduados em jornalismo não trabalham na imprensa tradicional. E destes, 43,4% realizam a atividade de assessoria de imprensa, número este que parece indicar uma alternativa natural para os jornalistas.
Índice
O que é assessoria de imprensa?
Assessoria de imprensa é uma atividade que emprega ferramentas e estratégias de comunicação com a finalidade de promover melhor credibilidade, imagem e reputação para empresas, marcas ou pessoas em meio aos veículos de imprensa como jornais, revistas e portais de conteúdo e, consequentemente, perante o público de ouvintes, espectadores e leitores destes veículos. Essa atividade é geralmente exercida por jornalistas ou relações-públicas, que quando atuantes neste função passam a ser denominados como assessor de imprensa.
Uma das principais atribuições de um assessor de imprensa é criar conteúdos para seus clientes (empresas, marcas ou pessoas) com apelo noticioso, isto é, conteúdos que possam ser transformados em notícias positivas na imprensa tradicional. Para tanto, o assessor de imprensa procura pautas de interesse público acerca de seus clientes e adapta essas informações para a linguagem utilizada nos jornais. Ao enviar esse conteúdo para jornalistas, existe uma boa chance dele ser divulgado na imprensa, gerando publicidade positiva sem, no entanto, recorrer à publicidade paga.
Além de divulgar conteúdo noticioso, o assessor de imprensa tem a missão de zelar pela boa imagem, credibilidade e reputação de seus clientes. Sendo assim, sua segunda atribuição é monitorar a imprensa na tentativa de entender como seus clientes estão sendo tratados. O monitoramento constante permite criar estratégias para gerenciar crises e reparar danos à reputação dos clientes.

A terceira atribuição de um assessor de imprensa seria fazer a gestão estratégica da comunicação. Neste sentido, ele deve agendar compromissos, entrevistas, participações em eventos, entre outras ações, visando fortalecer a credibilidade de seus clientes.
A figura do assessor
Uma das qualidades mais importantes para um assessor de imprensa é ter um bom relacionamento com os profissionais da mídia tradicional. Por isso, as pessoas que se graduam em jornalismo tendem a ser ótimos assessores.
Em geral, além de saber construir relacionamentos sólidos e éticos com os jornalistas, um assessor de imprensa possui características como:
- Domínio do idioma tanto o falado quanto o escrito;
- Habilidade para identificar pautas que possam virar notícias positivas para os clientes;
- Habilidade para transformar pautas em notícias simples e altamente reproduzíveis;
- Proatividade para antecipar problemas de comunicação e criar soluções;
- Capacidade de gerenciar crises, respondendo à mídia com segurança e rapidez;
- Capacidade de organização, planejamento e execução de tarefas de comunicação;
- Persistência para follow-up (contatar jornalistas na tentativa de emplacar pautas na mídia);
- Curiosidade sobre o setor de atuação do cliente, o mercado e suas tendências.
Enfim, a lista é grande. E podemos acrescentar a ela mais uma coisa. Um assessor de imprensa deve conhecer os veículos de comunicação e os seus respectivos públicos. Isso certamente o ajudará a emplacar pautas nos lugares mais adequados para cada cliente.
Ferramentas de assessoria de imprensa
O assessor de imprensa não faz todo o trabalho de mãos vazias. Ele conta com uma porção de ferramentas e estratégias, algumas das quais vou citar brevemente a partir de agora. Acompanhe.
Release
O release nada mais é do que um texto produzido com base no lide jornalístico. É uma notícia sobre algo positivo, um evento, um curso, etc., acerca de seu cliente, que o assessor envia via mailing para as redações de jornais, revistas e portais de conteúdo.
Mailing
O mailing, também chamado de mailing de imprensa, é uma lista com milhares de e-mails de jornalistas que atuam na mídia tradicional. Ele pode tanto ser uma lista geral como separada por editorias, categorias, temas, etc. O assessor envia o release para a lista mais adequada.
Clipping
Fazer clipping é coletar menções aos seus clientes na mídia. Isso pode ser feito tanto na mídia impressa quanto na digital. O assessor de imprensa recorta e guarda matérias sobre seus clientes e também sobre os concorrentes deles, medindo suas reputações.
Softwares
Hoje, os softwares são imprescindíveis na assessoria de imprensa. E eles são utilizados em diferentes funções, desde a organização de tarefas até a análise de mídia. Conheça alguns deles a seguir. Eu os separei por atividade.
Redes sociais
Aplicativos como o Buffer, Hootsuite e Mlabs, que possibilitam planejar a publicação de conteúdos nas redes sociais, são muito utilizados nas assessorias de imprensa atualmente.
Gestão de tarefas
Assessores de imprensa podem usar Trello ou Asana, entre outros sistemas, para gerenciar pautas, prazos, fluxos de trabalho, tarefas em equipe e follow-up.
Tendências da internet
Sistemas como o Google Trends possibilitam que o assessor de imprensa descubra tendências, que podem ser usadas como ganchos para pautas e releases para seus clientes.
SEO
Assessores podem publicar em blogs e, por isso, usar Search Engine Optimization (SEO) é importante. Aqui entram em cena softwares como o Google Analytics e Semrush.
Design
Materiais visuais e audiovisuais são úteis para divulgação. Dessa forma, assessores precisam saber usar Canva, Photoshop, Indesign, Premier, Audition, etc.
Gestão de crise
Softwares como Google Alerts e apps de menções possibilitam fazer clipping, permitindo analisar a reputação do cliente e criar ações para a gestão de possíveis crises.
Análise de mídia
Plataformas como a Press Manager são de grande utilidade na assessoria de imprensa, pois permitem fazer clipping e análises, além de contar com mailing e disparo de releases.
Influencers
Há momentos em que contratar um influencer pode ajudar a melhorar a reputação de um cliente. Por isso, assessores de imprensa têm na manda plataformas como o Influency.me.
Prees kit
Conjunto de materiais informativos que pode incluir release, fotos, materiais com depoimentos, dados de contato, ficha técnica, histórico da empresa cliente, etc., geralmente distribuído por ocasião de um evento.
Media Training
Assessores podem realizar o media training, que é um treinamento do cliente ou de um porta-voz deste para que ele possa se comunicar de forma eficaz com a imprensa em entrevistas.
Exemplos de assessoria de imprensa
No Brasil, existem várias e ótimas assessorias de imprensa. São os casos, por exemplo, dessas três que menciono logo em seguida.
Exclusiva Assessoria de Imprensa
Realiza atividades com foco em notícias. Fornece serviços de media training, gestão de crises, organização de eventos e produção de conteúdo. Atende clientes de vários setores como o jurídico e financeiro. Tem uma equipe formada por jornalistas e especialistas em comunicação.
Press UP
Especializada em gerar visibilidade, autoridade digital e fortalecimento de marca utilizando-se de estratégias personalizadas de comunicação. Fornece serviços como produção de releases, mailing, clipping e comunicação para startups, empreendedores, pequenas e médias empresas.
Markable
Essa assessoria de imprensa conta com serviço de media training com foco em linguagem e postura. Fornece suporte para a organização de coletivas de imprensa, entre outros eventos. E possui um mailing com 5 mil jornalistas nacionais e regionais para envios de releases.
Se você é estudante poderá tentar um estágio, ou se for jornalista graduado poderá pleitear uma vaga em assessorias como estas. Outra opção é se tornar um empreendedor e abrir a sua própria assessoria de imprensa.
Cursos de assessoria de imprensa
Nas faculdades de jornalismo, o trabalho em assessoria de imprensa é tema de algumas poucas aulas. Portanto, se você quiser se aprofundar e, dessa maneira, aumentar suas chances de emprego ou de abrir uma empresa no ramo, o ideal é fazer um curso extra.
Só que não existe no Brasil um curso de graduação em assessoria de imprensa. Por isso, resta aos interessados realizar treinamentos de especialização, e MBAs.
ESPM – Assessoria de imprensa no ambiente digital
Este é um curso de extensão e de férias, de curta duração, online e ao vivo. Aborda as transformações da assessoria de imprensa nos últimos anos, o uso de inteligência artificial na área, tipos de release, gestão de conteúdo, presença digital, SEO, netnografia e outros assuntos. Ideal para quem quer ter uma noção do ofício.
ESPM – Assessoria de imprensa: uso estratégico para construção de reputação
Outro curso da ESPM, também online e ao vivo. Tem 4 aulas e duração total de 12 horas. Neste treinamento, você aprende a atuar no ramo com orçamento enxuto e ainda assim obter bons resultados. Discute assuntos como contato com veículos de imprensa e produção de conteúdo digital, entre outros.
UCB – MBA em assessoria de imprensa, jornalismo estratégico e gestão de crises
Com carga horária de 460 horas, este curso MBA da Universidade Castelo Branco promete uma formação ampla. Na programação estão disciplinas como teoria geral das organizações, sistemas de comunicação corporativa, media training e gestão de crises, comunicação estratégica. Dos três é o mais completo.
Além dessas três opções, há outras na Cásper Líbero, Escola AIF e até na plataforma Udemy. Alguns mais outro menos completos. Você deve escolher aquele que melhore atenda a sua demanda no momento.
Fazer um curso mais curto ou mais longo vai depender da sua disposição, necessidade e situação econômica. Cursos mais longos custam mais caro, mas preparam melhor. Enquanto isso, os mais curtos são mais baratos, mas fornecem apenas uma noção do trabalho em uma assessoria de comunicação.
Livros de assessoria de imprensa
Existem dezenas de livros de assessoria de imprensa, alguns mais antigos e outros mais atuais. Se você quer entrar nesse meio, recomendo ler ambos os tipos. Assim, você poderá entender como o setor funcionava antes das tecnologias digitais e como funciona agora. A seguir vão três opções.
Assessoria de imprensa 3.0: estratégias de relações públicas na era do cancelamento digital
Obra de Reginaldo Osnildo, possui 96 páginas com assuntos como a evolução da assessoria de imprensa na era digital, cancelamento digital e reputação online, gestão de crises na comunicação e construção de marca digital autêntica. Publicado pela primeira vez em 2024, é um dos mais atuais do setor.
Assessoria de imprensa – teoria e prática
Um dos mais vendidos, esse livro conta com 160 páginas nos quais os autores Elisa Kopplin Ferraretto e Luiz Artur Ferraretto abordam a infraestrutura de uma assessoria de imprensa, técnicas de redação, press kit e mailing list, entre outros temas. A linguagem é prática e fácil de entender. Publicado em 2013.
Assessoria de imprensa: como se relacionar com a mídia
Esse é de 2004. É o mais antigo dos três, mas não menos importante. Ele foi escrito por Maristela Mafei, a fundadora do Grupo Máquina PR, posteriormente Máquina Cohn & Wolfe e atual Agência Máquina. O livro faz parte da Coleção Comunicação da Editora Contexto, tem 128 páginas, e aborda o beabá das assessorias.
Uma coisa é certa, se livro de assessoria de imprensa fosse comida, você nunca morreria de fome. Tem muito livro sobre essa atividade no mercado. Escolha os melhores, leia-os com calma e atenção, e torne-se um expert no assunto.
Vantagens de trabalhar em assessoria de imprensa
Para jornalistas, existem muitas vantagens de trabalhar em assessoria de imprensa. Nas assessorias, você pode ter:
- Maior estabilidade profissional;
- Maior previsibilidade de remuneração;
- Horários mais flexíveis, com menos plantões;
- Menos pressão por audiência.
Em resumo, não são poucos e nem pequenos os desafios de quem atua em assessoria de imprensa. Entretanto, é bem possível que você tenha uma vida bem mais tranquila do que um jornalista nos dias atuais.
O papel das assessorias de imprensa
Neste artigo, você descobriu que as assessorias de imprensa têm um papel de extrema importância para a construção e a manutenção da reputação de marcas, instituições e pessoas. E como se relacionam diretamente com os veículos de comunicação tradicionais, é muito compreensível que boa parte delas sejam operadas por gente que se graduou em jornalismo.
Portanto, se você é um estudante de jornalismo ou um jornalista graduado que acha que não está tendo muito espaço na imprensa, ou que simplesmente gosta desse ramo de atividade, a assessoria de comunicação é um caminho e um ponto de chegada natural para você. Tudo o que você precisa fazer agora é estudar, se especializar, se preparar, seja com cursos ou livros, para aumentar as suas chances de sucesso. Dê o seu jeito!



