A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), conhecida entre outras coisas por contar com um dos melhores cursos de jornalismo do Brasil, vai realizar no dia 25 de agosto, das 9h30 às 12h30, um debate sobre jornalismo investigativo. Esse evento faz parte do ciclo ESPM “O Presente e o Futuro do Jornalismo – Insights” em comemoração aos 30 anos do portal Jornalistas&Cia.
O debate vai ocorrer em formato híbrido. Isto é, ele será presencial no auditório da ESPM Tech, que fica na rua Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana, São Paulo; e ao mesmo tempo terá transmissão ao vivo online gratuita, via Youtube.

Ciclo ESPM “O Presente e o Futuro do Jornalismo – Insights”: jornalismo investigativo
O ciclo ESPM vem ocorrendo desde março e vai até setembro de 2025, sempre na última segunda-feira do mês, com a parceria do portal Jornalistas&Cia e o apoio de várias instituições (leia no card). Este será o 5º de 7 debates do evento, que já teve como temas as fake news, os nativos digitais e a COP30. E agora chegou a vez do jornalismo investigativo entrar na pauta.
Instituições que apoiam o ciclo ESPM
Associação Brasileira de Imprensa (ABI): fundada em 1908, atua na defesa da liberdade de expressão e dos direitos dos jornalistas.
Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji): criada em 2002, promove a prática do jornalismo investigativo e defende a liberdade de imprensa.
Associação de Jornalismo Digital (Ajor): representa veículos nativos digitais e atua pelo fortalecimento da mídia independente e inovadora.
Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner): reúne editoras de revistas brasileiras e trabalha pelo desenvolvimento do setor editorial.
Associação Nacional de Jornais (ANJ): representa os jornais brasileiros e defende a liberdade de imprensa e o jornalismo profissional.
Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor): fundado por Alberto Dines, é responsável pelo Observatório da Imprensa e projetos como o Atlas da Notícia.
Jornalistas&Cia: portal e newsletter que cobre bastidores da imprensa, premiações, eventos e tendências do jornalismo brasileiro.
ESPM: instituição de ensino referência nacional em comunicação, marketing e jornalismo, com ensino prático, inovação acadêmica e forte conexão com o mercado.
Nesta oportunidade, vão participar do debate os seguintes comunicadores:
- A colunista do ICL-Notícias, Juliana Dal Piva;
- O repórter do Metrópoles, Luíz Vassallo;
- O fundador e editor do estúdio de inteligência de dados Lagom Data, Marcelo Soares.
O coordenador de projetos da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Reinaldo Chaves, será o mediador do debate. O tema será ‘Jornalismo Investigativo – os caminhos e avanços das investigações jornalísticas com o jornalismo de dados e sob ataque do poder político e econômico”.
A ideia, com isso, é criar um ambiente de compartilhamento de experiências e práticas com profissionais da área, bem como incentivar reflexões sobre o presente e o futuro do jornalismo investigativo.
Como participar do evento?
Para participar do ciclo ESPM de debates, que desta vez abordará o tema jornalismo investigativo, acesse, preencha e envie o formulário de inscrição disponibilizado pela escola no Google Forms.



