Estão abertas as inscrições para o curso “Reporta+: mecanismos de controle, transparência e jornalismo investigativo” da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O processo seletivo de candidatos vai até o dia 10 de agosto de 2025. O projeto tem o apoio institucional e financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O treinamento e aberto e gratuito.
Com formato de Educação a Distância (EAD), o curso Reporta+ será realizado entre os dias 18 de agosto e 22 de outubro de 2025. Ele tem como objetivo fundamental capacitar jornalistas e estudantes de comunicação para investigar o setor público utilizando para isso bases de dados e Inteligência Artificial (IA). Além disso, ele também visa promover o uso responsável da informação e aumentar a fiscalização de gastos e políticas governamentais.

Obviamente, espera-se que os jornalistas que passarem por este treinamento se tornem aptos para apurar matérias jornalísticas em profundidade, descobrindo potenciais irregularidades que possam estar acontecendo no setor público. Além disso, espera-se que esses jornalistas possam usar tais informações para produzir e publicar reportagens de impacto social.
- Leia também: Local Investigative Fellowship: ganhe R$477 mil escrevendo uma reportagem para The New York Times
Como será o curso Reporta+ da Abraji?
O curso Reporta+, da Abraji, terá uma carga horária de 50 horas divididas em 27 aulas online ao vivo. Essas aulas serão gravadas e ficarão disponíveis para visualização até o dia 31 de dezembro de 2025. Confira o conteúdo programático das aulas no card a seguir.
Grade curricular do Reporta+ Abraji
18 de agosto: abertura do treinamento
Módulo 1 – Como funciona o governo?
Aulas:
Módulo 2 – Órgãos de controle
Aulas:
Módulo 3 – Direito administrativo
Aulas:
Módulo 4 – Direito financeiro
Aulas
Módulo 5 – Inteligência Artificial
Aulas:
Módulo 6 – Transparência pública
Aulas:
As aulas do curso Reporta+ vão ser ministradas por especialistas do Tribunal de Contas, Ministério Público de Contas (MPC), da Controladoria-Geral da União (CGU) e/ou jornalistas com credibilidade no setor, entre outros profissionais.
O treinamento terá mais de 30 professores, tais como a repórter especial do jornal O Estado de S.Paulo, Cristiane Barbieri; a diretora da Abraji Ana Carolina Moreno; o jornalista investigativo da Folha de S.Paulo, Flávio Ferreira; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Valdecir Fernandes Pascoal; e o colunista de Zero Hora, Marcelo Rech; entre outros.
Receberão um certificado digital todos os participantes que assistirem em tempo real pelo menos 70% das aulas e que, no final, preencherem a avaliação de satisfação do curso Abraji Reporta+. Continue lendo e saiba como se inscrever.
Como se inscrever
Como dito no início, os interessados podem se candidatar ao Reporta+ até o dia 10 de agosto de 2025. Para tanto, basta acessar e preencher o formulário eletrônico do treinamento. De acordo com o edital do curso, a capacidade do aplicativo de reuniões é de 1.000 pessoas online no máximo e, sendo assim, caso o número de participantes exceda, a Abraji usará critérios como diversidade geográfica e motivação, entre outros, para fazer uma seleção. Neste caso, os não escolhidos poderão acessar as gravações das aulas.



