A união entre jornalismo e ia é um bem ou um mal? O Observatório da Imprensa e da Comunicação e o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), ambos fundados pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018) em parceria com o cientista social Carlos Alberto Vogt, respectivamente nos anos de 1996 e 2002, vão realizar no próximo dia 26 de agosto de 2025, às 19 horas, um webnário que promete jogar luz sobre o assunto. O evento visa discutir se a Inteligência Artificial é uma aliada ou ameaça para o setor de comunicação.
Gratuito ao público da internet, o evento será transmitido ao vivo no canal do Projor do Youtube. Ele terá o formato de debate com a participação de profissionais atuantes tanto no jornalismo quanto na utilização de inteligências artificiais.

Jornalismo e IA em debate
O webnário “IA no jornalismo: aliada ou ameaça?” será mediado pela editora do Observatório da Imprensa, Denize Bacoccina. O evento também terá a participação do diretor de operações do Projor e professor do departamento de jornalismo do programa de pós-graduação em mídia e tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Francisco Rolfsen Belda.
Belda vai, entre outras coisas, explicar os detalhes da nova edição do Fundo de Inovação para o Combate à Desinformação (Codesinfo), um fruto da parceria entre o Projor e a Google News Initiative, que em 2025 irá fornecer, além de mentoria, recursos financeiros para o desenvolvimento de soluções de IA voltadas para aumentar a produtividade nas redações de jornalismo do Brasil.
Desde quando surgiu, em 2023, o Codesinfo já financiou a criação de diversas ferramentas de jornalismo como o chatbot de combate a desinformação climática, Capí; a Mosaico, uma biblioteca Python que, com ajuda de IA, pode transformar textos jornalísticos em vídeos curtos, acelerando a produção de conteúdo audiovisual; e o mini Content Management System (CMS) Xarta, que automatiza a atualização de conteúdos contextuais em reportagens.
- Leia também: IA no jornalismo: 10 estágios de utilização
O webnário sobre jornalismo e IA do Projor contará, ainda, com a presença da diretora editorial da newsletter e podcast The Shift, Cristina de Luca; do fundador da consultoria de IA Co.Inteligência, Pedro Burgos; e da editora no jornal Intercept Brasil, Alice de Souza. Eles vão apresentar suas experiências com comunicação, jornalismo e IA no dia a dia de seus ofícios.
Para quem e por quê?
O webnário sobre jornalismo e IA é destinado sobretudo para estudantes, pesquisadores, professores e profissionais da área de jornalismo e comunicação. Ele visa demonstrar como o uso de Inteligência Artificial está transformando as rotinas das redações, acelerando a produção jornalística e impactando a credibilidade do noticiário para o bem ou para o mal.



