Pular para o conteúdo

Mestrado em Jornalismo na UFPB 2026: 15 vagas com inscrições abertas

Você gostaria de estudar em uma universidade pública? Se a resposta for “sim”, então esta notícia pode lhe interessar bastante. As inscrições para o processo seletivo do curso de Mestrado em Jornalismo na UFPB 2026 estão prestes a abrir. O processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) desta universidade brasileira começará no dia 6 e irá até o dia 15 de setembro de 2025.

Advertisements

O edital, por sua vez, que é destinado para a seleção de alunos regulares para o período letivo de 2026, já está aberto desde o dia 4 de agosto. Ao todo, são 15 vagas em disputa, as quais serão destinadas para graduados em jornalismo e áreas de comunicação relacionadas. Mas atenção, só serão aceitos candidatos com formação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Mestrado em Jornalismo na UFPB 2026: como participar da seleção?

Para participar da seleção do Mestrado em Jornalismo na UFPB 2026, os candidatos devem primeiramente fazer a inscrição dentro do prazo estipulado (de 6 a 15 de setembro) diretamente no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA). A taxa de inscrição padrão é de R$85,93 (Oitenta e cinco reais e noventa e três centavos).

A inscrição requer a anexação de vários documentos, entre os quais um requerimento ao coordenador; formulário de inscrição preenchido; cópias do CPF, RG, Título de Eleitor, comprovante de quitação com a Justiça Federal, Certificado de Alistamento Militar e Passaporte; entre outros, que você poderá verificar no edital já mencionado, e mais o projeto de pesquisa.

O processo seletivo do Mestrado em Jornalismo na UFPB 2026 contará com 5 etapas, são elas:

  • Análise do projeto de pesquisa;
  • Prova escrita;
  • Prova de línguas;
  • Entrevista;
  • Avaliação curricular.

Os selecionadores buscam o perfil de candidatos com projeto de pesquisa voltado para produto jornalístico ou dissertação, com linha de pesquisa em processos, práticas e produtos jornalísticos. A divulgação do resultado final da seleção está prevista para o dia 12 de dezembro de 2025.

Grupo de pessoas em atividade jornalística ao ar livre, representando o espírito colaborativo e investigativo do Mestrado em Jornalismo na UFPB 2026.
O Mestrado em Jornalismo na UFPB 2026 é um mestrado profissional com foco em aplicações práticas. Foto meramente ilustrativa: @freepik

Como será este Mestrado em Jornalismo da UFPB 2026?

O Mestrado em Jornalismo na UFPB 2026 é um programa de pós-graduação voltado para a qualificação de jornalistas e comunicadores com foco em produção jornalística aplicada. Ele tem como objetivos desenvolver competências avançadas, além de promover a inovação, reflexão crítica e o aprimoramento profissional.

Advertisements

Trata-se, portanto, de um mestrado profissional, que visa aplicações práticas e resoluções de problemas para o mercado. Ele é diferente de um mestrado acadêmico, que é mais voltado para a pesquisa teórica e científica.

O corpo docente é formado por professores doutores experientes. E a grade curricular combina disciplinas teóricas e práticas. Além disso, há laboratórios e grupos de pesquisa que apoiam o desenvolvimento dos projetos.

O PPJ é realizado no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), na UFPB, em João Pessoa. Para saber mais sobre o processo seletivo e sobre o curso de Mestrado em Jornalismo na UFPB 2026, acesse o website do PPJ ou envie suas dúvidas para o e-mail <[email protected]>.

Marinaldo Gomes Pedrosa

Marinaldo Gomes Pedrosa

Marinaldo Gomes Pedrosa é bacharel em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela UniSant'Anna. É registrado como Jornalista pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego sob o MTB número 0074698/SP desde 27 de setembro de 2013. Ele também é editor na Magpe Books.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share to...