Pular para o conteúdo

Novo comando da EBC: o que esperar do jornalista André Basbaum?

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República anunciou em nota à imprensa que o jornalista André Basbaum irá substituir Jeansley Charlles de Lima, vulgo Jean Lima, na EBC. A nota também informa que até a posse do jornalista no novo comando da EBC, a presidência interina será exercida pelo atual diretor-geral, Bráulio Ribeiro.

Advertisements

EBC é a sigla para Empresa Brasil de Comunicação, uma estatal que controla a Agência Brasil, Rádio MEC, Rádio Nacional, TV Brasil, Voz do Brasil e Canal Gov, entre outros veículos e serviços de mídia com programação pública, educativa, cultural, artística, jornalística e científica.

Jean Lima, que havia sido indicado pelo ex-ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, pediu demissão e deixou o comando da EBC na segunda-feira, 4 de agosto. O atual ministro-chefe da Secom, Sidônio Palmeira, nomeou Basbaum como novo presidente no dia 6 do mesmo mês. A nota da Secom não informa quando será a posse do novo comando da EBC.

Foto meramente ilustrativa de switcher de tv, sugerindo mudança e remetendo ao novo comando da EBC.
Novo comando da EBC: Secom anuncia a substituição do presidente da estatal de comunicação. Foto meramente ilustrativa: @freepik

Novo comando da EBC: quem é André Basbaum?

André Basbaum é graduado em comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e pós-graduado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele começou a carreira como editor de economia do Jornal Nacional, da Globo, no ano 2000, permanecendo neste emprego por 9 anos.

Posteriormente, atuou como editor especial do Jornal da Record, sendo responsável por roteirizar e editar reportagens, e gravar entrevistas na rua. Dois anos mais tarde, ingressou na CDN Comunicação como assessor sênior, cargo em que realizou assessoria para políticos profissionais.

Já em 2012, André Basbaum começou a trabalhar como editor-chefe do SBT Brasil, onde produziu diversas séries e cobriu a eleição de 2014. Em 2015 retornou para a Record para atuar como coordenador de pautas do Jornal da Record e, em seguida, como diretor da Record TV.

Depois dessas experiências, o jornalista abriu a empresa Basbaum Comunicação Profissional, com a ideia de prestar serviços de comunicação corporativa, criação de portais de notícias, e assessoria de imprensa para postulantes a cargos públicos.

Advertisements

De 2022 até 2024, ele entrou no Grupo Bandeirantes de Comunicação. Começou como chefe de redação e, tempos depois, transitou pelos cargos de chefe de redação da tv aberta, editor-chefe do jornal da Band e diretor de conteúdo de jornalismo. A partir de 2024, enfim, retornou mais uma vez para a Record como diretor de integração de jornalismo, onde permanece até hoje.

Ao longo de sua carreira, André Basbaum teve a oportunidade de cobrir diversos acontecimentos que impactaram o Brasil e o mundo, tais como a crise financeira de 2008, a eleição de 2010, a visita do Papa Francisco ao Brasil e a pandemia de 2019. Ele ajudou o SBT a recuperar audiência em 2012, implementou a unidade de cinema do Grupo Record e implantou também o Band Notícias.

Agora como parte do novo comando da EBC, a carreira de André Basbaum entra em uma nova fase. Resta saber quais as mudanças que ele irá implementar na estatal. A grande pergunta, no momento, é o que esperar de André Basbaum?

O que esperar de André Basbaum no novo comando da EBC?

Ainda é cedo para afirmar o que o novo comando da EBC, com André Basbaum, será capaz de realizar em relação à estatal EBC. No entanto, podemos presumir algumas coisas.

O fato de André Basbaum ter passado por inúmeros cargos de liderança nos maiores canais de televisão do Brasil revela que ele tem uma experiência sólida sobretudo com telejornalismo, o que em tese pode refletir em inovações para o canal TV Brasil.

O jornalista também atuou como diretor de integração, o que sugere que ele tem uma visão estratégica sobre convergência de mídias, o que pode ampliar a eficiência editorial da empresa.

Advertisements

Com a bagagem profissional que ele tem, espera-se que as práticas de gestão da EBC sejam otimizadas e voltadas para resultados. Pode ser que ele consiga aumentar a competitividade da TV Brasil e dos outros canais da empresa. Basbaum poderá investir em conteúdos mais diversificados e atrativos, promover uma linguagem mais acessível ao mesmo tempo em que fortalece a comunicação pública.

Conclusão

A nomeação do jornalista André Basbaum para o novo comando da EBC marca uma nova fase para a Empresa Brasil de Comunicação. Com sua vasta experiência em veículos de imprensa privados, Basbaum pode ter muito a acrescentar à comunicação pública da empresa. Resta-nos, agora, acompanhar as mudanças e inovações que provavelmente estão por vir.

Marinaldo Gomes Pedrosa

Marinaldo Gomes Pedrosa

Marinaldo Gomes Pedrosa é bacharel em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela UniSant'Anna. É registrado como Jornalista pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego sob o MTB número 0074698/SP desde 27 de setembro de 2013. Ele também é editor na Magpe Books.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share to...