Pular para o conteúdo

Prêmio Sebrae de Jornalismo: histórias emocionantes de empreendedorismo contadas por mestres da reportagem

Você já ouviu falar do Prêmio Sebrae de Jornalismo? Trata-se de uma competição de reportagens com temas geralmente voltados para o universo do empreendedorismo no Brasil. É uma competição emocionante, que movimenta os focas1 nos laboratórios de comunicação das universidades; as equipes de jornalismo dos portais de conteúdo, e dos jornais e revistas impressos; envolve também os fotojornalistas, os radialistas, os podcasters e outros comunicadores e comunicólogos.

Advertisements

Este prêmio é, por isso, uma grande confraternização dos profissionais do setor. Ele condecora sobretudo a criatividade e a força das narrativas sobre o empreendedorismo brasileiro. É um prêmio que celebra, essencialmente, o esforço dos jornalistas em relação à ciência e à arte de narrar histórias de sucesso que motivam pessoas, geram negócios e transformam realidades em comunidades inteiras.

Organizado e realizado desde 2007 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Prêmio Sebrae de Jornalismo está agora, em 2025, em meio à sua 12ª edição. Com várias etapas, começando pela estadual, passando pela regional e culminando na etapa nacional, a competição vai afunilando, como em uma copa do mundo, até o final que revela a melhor reportagem do ano sobre algum tema relacionado ao empreendedorismo de micro e pequenos empresários no país.

Vídeo: teaser do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Fonte: Canal Sebrae do Acre

As melhores histórias de sucesso do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Em geral, o Prêmio Sebrae de Jornalismo condecora reportagens publicadas um ano antes nas categorias de jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, fotojornalismo e webjornalismo. Além disso, algumas vezes reconhece com menção honrosa determinados trabalhos que se destacam pela criatividade e inovação.

Em relação às outras premiações relevantes do setor de comunicação no Brasil, o valor monetário pago pelo Prêmio Sebrae pode ser considerado bastante modesto. Entretanto, ele proporciona prestígio aos jornalistas que cobrem os temas voltados para o empreendedorismo. Portanto, não é um prêmio para quem quer ficar rico, mas para quem quer reconhecimento.

Os valores que o Sebrae distribui aos jornalistas que vencem a competição nacional variam entre R$3 mil e R$100 mil, dependendo do ano. Há edições em que não há pagamento em dinheiro. Além disso, na etapa estadual, algumas unidades do Sebrae de cada estado podem pagar jornalistas localmente, outras não.

Dependendo da edição do evento podem rolar também troféus. Recentemente, o Sebrae começou a premiar os ganhadores com celulares, tablets e notebooks, que os organizadores consideram como ferramentas de trabalho para jornalistas.

Advertisements

A cerimônia de entrega dos prêmios acontece sempre em Brasília. O Sebrae, geralmente, usa espaços para eventos e auditórios de grande porte da cidade, ideais para acomodar jornalistas de todo o país. As cerimônias de entrega do Prêmio Sebrae de Jornalismo também podem ser transmitidas ao vivo pelo Youtube.

Foto de um dos vencedores do Prêmio Sebrae de Jornalismo.
Premiação da décima edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Foto: @Jana Mafalda | Fotos Públicas

Basicamente, o Prêmio Sebrae é uma troca. Enquanto os jornalistas reconhecem os esforços dos micro e pequenos empreendedores com suas reportagens, o Sebrae faz o mesmo ao condecorar os jornalistas que produziram as melhores histórias, que proporcionam maiores emoções, impactos e mudanças sociais.

É o caso, por exemplo, da reportagem “Empresa social leva produtos de pequenos agricultores a famílias de baixa renda do país” produzida pelos comunicadores da TV Globo/SP, Mariana Fontes, Rogério Rocha, Renata Puccinelli, Pedro Ferreira, Thiago Cavalheiro, Denise Correa, Samuel Reis e Fabíola Marzaba que faturou o Prêmio Sebrae de Jornalismo na categoria vídeo em 2021.

Essa vídeo reportagem mostrou a trajetória das organizações sociais que, durante a pandemia, ajudaram pequenos agricultores familiares a escoar sua produção até as comunidades periféricas, em São Paulo. Destacou a luta para obter acesso à comida de qualidade. Emocionou o público ao retratar ambos os lados, dos produtores e das famílias beneficiadas. Merece, no mínimo, uma salva de palmas.

Outra matéria de grande impacto social foi “Empreendedorismo ajuda mulheres vítimas de violência a sair de relacionamentos abusivos”, de autoria dos comunicadores Pablo Nascimento, Ana Paula Pedrosa e Kiko Viveiros. Publicada no podcast da Record TV Minas, essa reportagem foi a vencedora do Prêmio Sebrae em 2022 na categoria áudio. Os jornalistas apresentaram histórias reais de mulheres que, ao adentrar no mundo do empreendedorismo, conseguiram vencer o ciclo de violência doméstica. Essa reportagem teve de tudo, desde relatos impactantes a até narrativas de reconstrução de vida.

Também já faturaram o Prêmio Sebrae de Jornalismo, o jornalista Thiago Cid, que publicou “As histórias inspiradoras de quem constrói um novo Brasil”, na Revista Época, na temporada 2008/2009; os repórteres Gustavo Belarmino, Inês Calado e Juliana de Melo com a matéria “A hora de renovar”, no portal NE10, de Pernambuco, em 2012/2013; o fotojornalista Marcos Maluf com a reportagem “Do puxadinho que vira legado ao sonho rompido à luz da pandemia” veiculada no site Campo Grande News, em 2021/2022; e tantos outros. O Prêmio Sebrae é, dessa maneira, um ode ao bom jornalismo.

Advertisements

A evolução do projeto

O primeiro Prêmio Sebrae de Jornalismo aconteceu em 2008. Ele condecorou matérias veiculadas em 2007. Na época concorreram comunicadores nas categorias de jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo e webjornalismo. Na edição seguinte, em 2009, surgiu o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, dado à melhor entre as melhores reportagens. Também vieram menções honrosas e prêmios especiais, e prêmios para fotojornalistas.

2007

Criação do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Planejamento do projeto.

2008

Primeira edição

Premiação de reportagens nas categorias de jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo e webjornalismo.

2009

Advertisements

Segunda edição

Surge o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, que condecora as melhores entre as melhores reportagens sobre empreendedorismo no Brasil.

2011, 2012 e 2013

Edições três, quatro e cinco

Surgem os prêmios especiais e menções honrosas.

2014 e 2015

Sexta e sétima edições

Sebrae lança prêmio para jornalista parceiro do empreendedor.

2022 e 2023

Advertisements

Edições oito, nove e dez

Premiações para jornalista empreendedor, influenciador digital e jornalista revelação.

2024

Décima primeira edição

Sebrae inova ao lançar a premiação para jornalista universitário.

Já a partir de 2014, o Sebrae passou a homenagear também a figura do jornalista parceiro do empreendedor; e em 2022 o jornalista empreendedor, o influenciador digital e o jornalista revelação entraram no projeto. Em 2024 também houve premiação para jornalista universitário, e o mesmo acontecerá agora em 2025.

Como se pode observar, o Prêmio Sebrae de Jornalismo é formatado ano a ano. Às vezes traz novidades, outras vezes complementos, mas sempre está mudando. E nessa mudança, os organizadores parecem tentar abarcar todas as formas de jornalismo, do aprendiz ao sênior. Enfim, é uma vitrine para aqueles que gostam de abordar o tema empreendedorismo. Acesse a página oficial do evento e fique de olho nas próximas edições.

Se você leu até aqui, então é porque certamente gostou muito desse artigo, não é? Que tal compartilhar ele nas suas redes sociais? Ajude o Jornalismo Pro a veicular mais histórias interessantes como a do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Compartilhando você fortalece a produção de conteúdo independente e inspira novas narrativas.

Advertisements
  1. “Foca” é como são carinhosamente chamados os aprendizes de jornalismo. ↩︎
Marinaldo Gomes Pedrosa

Marinaldo Gomes Pedrosa

Marinaldo Gomes Pedrosa é bacharel em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela UniSant'Anna. É registrado como Jornalista pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego sob o MTB número 0074698/SP desde 27 de setembro de 2013. Ele também é editor na Magpe Books.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share to...