O Codesinfo, marca que se refere ao Fundo de Inovação para o Jornalismo administrado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) e pelo Google News Initiative, acaba de escolher 5 projetos de desenvolvimento de soluções jornalísticas, os quais receberão mentoria e investimento nos próximos meses.
O fundo existe de 2023 e já financiou a criação de diversas ferramentas de jornalismo, tais como o chatbot Capí; o mini Content Management System (CMS) Xarta; e a biblioteca Python Mosaico que, respectivamente, combate desinformação climática; automatiza atualização de conteúdo em sites jornalístico; e usa IA para transformar textos jornalísticos em vídeos.

Neste ano, o Codesinfo recebeu 43 propostas. Uma comissão julgadora avaliou cada projeto e selecionou os melhores com base em quesitos como grau de inovação, viabilidade técnica e adequação orçamentária. Conheça os vencedores a seguir.
Projetos Codesinfo 2025: conheça os selecionados
As instituições selecionadas pelo Codesinfo em 2025 são Agência Tatu (Maceió), Ambiental Media (São Paulo), Correio Sabiá (Rio de Janeiro), InfoAmazonia (São Paulo), Revista AzMina (São Paulo). Nos tópicos logo abaixo você poderá conhecer os projetos de cada uma delas.
- Agência Tatu: plataforma com IA que analisa diários oficiais e, em seguida, sugere pautas com notificações personalizadas para jornalistas.
- Ambiental Media: servidor aberto que organiza conteúdo jornalístico para comunicação segura, via plugin ou API, com sistemas de IA.
- Correio Sabiá: sistema com IA para eleitores e jornalistas monitorarem e fiscalizarem a atuação legislativa dos candidatos eleitos.
- InfoAmazonia: integração com IA no WordPress para automatizar mapas e geolocalização, e dessa forma personalizar a leitura com “Histórias perto de mim”.
- Revista AzMina: sistema com IA para mapear e analisar projetos de lei sobre gênero e raça, com categorização e qualificação automatizadas.
Como próximos passos, o Codesinfo irá repassar até R$160.000 (cento e sessenta mil reais) para cada uma das cinco instituições escolhidas. Os integrantes também vão receber mentoria especializada. Já no primeiro semestre de 2023 ocorrerá uma hackathon, evento no qual serão desenvolvidos protótipos e testes das ferramentas jornalísticas propostas.



