O maior jornal diário da Alemanha, o Süddeutsche Zeitung (SZ), criou um rótulo de IA para identificar conteúdo produzido artificialmente. O objetivo é proporcionar maior transparência editorial e, dessa maneira, preservar a confiança dos leitores.
A iniciativa foi da equipe de User Experience e User Interface (UX/UI) do departamento Süddeutsche Zeitung Digitale Medien (SZDM) que desenvolve os produtos digitais como o site de notícias, aplicativo e experiências interativas do SZ.
Para mostrar os conceitos, elementos gráficos e casos reais de uso do rótulo de IA do SZ, bem como os princípios editoriais e visuais do projeto, o SZDM publicou o guia “Designing Clarity: Labeling AI in News” no Medium, com livre acesso até o momento.
Como funciona o rótulo de IA do Süddeutsche Zeitung?
O rótulo de IA do SZ é um símbolo sutil com as iniciais KI de Künstliche Intelligenz, que significa Inteligência Artificial, dentro de uma moldura. A equipe do SZDM justifica que preferiram usar KI ao invés de AI, pois o jornal é veiculado no idioma alemão para um público-alvo alemão.
Conforme o artigo já mencionado, o selo foi criado para inserção em resumos e imagens realistas gerados artificialmente. Além disso, também pode ser usado em conteúdos feitos por chatbots e assistentes interativos usados na cobertura de eleições.

Além do rótulo de IA com as iniciais KI, a equipe do SZDM citou outras formas de sinalizar o uso de inteligência artificial nos conteúdos do Süddeutsche Zeitung, entre as quais ícones sparkle, paleta de cores, nomenclatura e marca AI-generated.
Os autores do projeto mencionam a necessidade de realizar testes com estas ferramentas e, dessa forma, identificar como o público reage a elas. As ferramentas que não funcionarem adequadamente podem ser remodeladas ou eliminadas.
Importância dos rótulos de IA
Sinalizar conteúdo com rótulo de IA é importante por vários motivos. Eles proporcionam:
- Diferenciação clara entre conteúdo humano e conteúdo de IA;
- Transparência editorial;
- Preservação da credibilidade do veículo de imprensa;
- Maior facilidade para auditoria interna;
- Ameniza riscos legais relacionados à omissão de autoria automatizada.
Um rótulo de IA pode ser utilizado em vários formatos de conteúdo, seja texto, imagem, vídeo ou até áudio. Pode ser inserido tanto nos veículos digitais quanto nos impressos, assegurando assim clareza total aos conteúdos jornalísticos.



