Pular para o conteúdo

Intercom: uma instituição de apoio para pesquisadores da comunicação

Se você pretende atuar como pesquisador em alguma área da comunicação social como publicidade, audiovisual ou jornalismo, por exemplo, então precisa conhecer a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Organização sem fins lucrativos fundada em 12 de dezembro de 1977, em São Paulo, ela tem como objetivo fomentar a produção científica no setor em território brasileiro.

Advertisements

Nos próximo três minutinhos, você vai conhecer o website da intercom, as atividades que ela realiza e os prêmios que ela oferece aos melhores pesquisadores. E, além disso, ficará por dentro de como se associar e dos benefícios de fazer isso. Continue lendo.

Website da Intercom

O site da Intercom é o seu painel de navegação e controle de atividades na instituição. Ao entrar no portal, você logo vai perceber que o pessoal da organização gosta de letras miúdas. De fato, as letrinhas lá são tão pequenas que eu me sinto lendo uma bula de medicamento. Mas não se aflija com isso.

Nesta imagem meramente ilustrativa, homem segura lupa na frente da tela de um laptop remetendo à pesquisa na área de comunicação, principal motivo da existência da Intercom.
Será que as letras miúdas de bula de remédio do site da Intercom são para incentivar o uso daquele clássico instrumento de pesquisa, a lupa? Eis a questão. Imagem meramente ilustrativa: @copilot

Alfinetada à parte, é no website da Intercom onde é possível encontrar as últimas notícias, vídeos sobre o setor de comunicação e o conteúdo que a instituição posta no Instagram. Lá você também encontra o seguinte menu principal:

  • A Intercom: para quem quer ler sobre a história da organização e saber mais sobre a diretoria, conselho, secretaria e associados;
  • Eventos: quase tudo o que você precisa saber sobre os congressos, simpósios, cafés, colóquios e outros eventos da instituição;
  • Pesquisa: listas dos grupos de pesquisa categorizadas por práticas profissionais, audiovisual e multimídia, epistemologias e interfaces da comunicação, etc.
  • Ensicom: informações acerca do Fórum sobre Ensino da Comunicação com breve histórico e lista de objetivos;
  • Prêmios: as linhas gerais de prêmios como Expocom, Luiz Beltrão, Troféu José Marques de Melo e de outras condecorações de pesquisa em comunicaçõ;
  • Publicações: nesta parte do website é possível conhecer as revistas, jornal, anais e e-books da instituição;
  • Notícias: aqui, enfim, você tem acesso ao blog da Intercom, onde é possível ler sobre os principais acontecimentos atuais da organização.

Além disso, no site também estão disponíveis as formas de contato com a instituição, incluindo endereço físico; dias, horários e formas de atendimento; telefone e Whastapp, e um e-mail.

Principais atividades da Intercom

Apesar das letras miúdas do site, a instituição é vital para a área de comunicação social no Brasil. Isso porque ela realiza uma série de atividades de fomento à pesquisa nas áreas de jornalismo, publicidade, editoração e audiovisual, entre outras. Entre essas atividades estão, por exemplo:

  • Organização de congressos científicos e outros eventos regionais e nacionais;
  • Publicação de revistas acadêmicas para difusão do conhecimento em comunicação;
  • Organização de grupos de pesquisa;
  • Estímulo à produção científica por meio de prêmios;
  • Formação de redes colaborativas de apoio aos pesquisadores;
  • Incentivo à pesquisa universitária e iniciação científica.

Como se pode observar, a Intercom conta com ampla infraestrutura científica colaborativa que abrange desde pesquisadores iniciantes até os mais experientes, destacando-se por isso como organização promotora da ciência da comunicação no Brasil.

Advertisements

Como e por que se associar?

Para se associar à Intercom é necessário ser pesquisador, docente, estudante ou profissional da área de comunicação, a qual inclui o jornalismo, publicidade, audiovisual, editoração e relações públicas, entre outras atividades.

Tendo os requisitos necessários, acesse o site, clique no menu A Intercom > Associados > Associe-se. Nesta página você terá acesso um formulário do Sistema Unificado Intercom. Preencha com os seus dados e depois clique no botão Cadastrar. Vale mencionar, a associação requer o pagamento de anuidade, que foi de R$250,00 em 2024, R$290,00 em 2025 e certamente terá um aumento em 2026.

Para quem já atua ou pretende atuar na área de pesquisa em comunicação, associar-se à Intercom é importante porque dessa maneira é possível obter descontos em cursos livres, isenção em taxas de inscrição de determinados eventos, participação nas assembleias, além de direito à voto nas eleições da diretoria executiva da instituição, que acontece de três em três anos.

Marinaldo Gomes Pedrosa

Marinaldo Gomes Pedrosa

Marinaldo Gomes Pedrosa é bacharel em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela UniSant'Anna. É registrado como Jornalista pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego sob o MTB número 0074698/SP desde 27 de setembro de 2013. Ele também é editor na Magpe Books.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share to...