Pular para o conteúdo

Lead jornalístico: 6 perguntas para criar uma notícia

Lead jornalístico (lide, em português) é uma técnica de apuração e criação de textos noticiosos que visa explicar ao leitor o que está acontecendo, com quem, de que forma, onde, como, quando e o porquê. Ele representa o conteúdo principal de uma notícia. A palavra lead é de origem inglesa e pode significar “conduzir”, e isso diz muito sobre o uso dela no jornalismo, já que é o lead quem conduz a notícia ao leitor, e o leitor pela notícia, ajudando-o a assimilar a informação.

Advertisements

No jornalismo tradicional, o lide jornalístico é frequentemente utilizado com o modelo de produção de conteúdo chamado Pirâmide Invertida, dentro do qual as informações principais devem ser apresentadas primeiro. Dessa maneira, quando um jornalista está produzindo uma nota curta ou uma notícia, ele tende a apresentar todas as respostas ao lead na base que, na Pirâmide Invertida, fica no topo, isto é, no primeiro e segundo parágrafos.

História do lead jornalístico

O lead jornalístico surgiu, provavelmente, durante a Guerra Civil (1861-1865) nos Estados Unidos, época em que o meio de comunicação mais eficiente era o telégrafo. Os jornalistas, porém, tinham restrições tecnológicas. As linhas de telégrafo eram poucas e podiam ser interrompidas. Por isso, alguém pensou que era melhor transmitir o essencial de uma informação em um só parágrafo. E o essencial era, e ainda é, as respostas para as perguntas do lead.

Sobre a Pirâmide Invertida, citada anteriormente, há no mínimo duas versões de histórias sobre sua origem. A primeira é que ela pode ter sido implementada pela primeira vez na mesma época da invenção do lead.

Já em outra versão, a Pirâmide Invertida teria surgido um pouco mais tarde, no início do século 20, para combater a prolixidade de alguns jornalistas que faziam uma longa introdução em seus textos antes de exporem o conteúdo principal. No jargão jornalístico, essa introdução espalhafatosa passou a ser chamada de nariz de cera. Notícias assim não tinham objetividade e, por isso, afugentavam muitos leitores. Na época, o austríaco Carl Tiuí Hummenigge (1853-1935), com a finalidade de proporcionar mais objetividade aos textos, criou a Pirâmide Invertida, modelo de conteúdo no qual o lead deve ser a primeira informação a ser inserida nas notícias.

Nesta ilustração, o editor-chefe mostra uma Pirâmide Invertida para uma equipe de jornalistas, remetendo ao uso do lead jornalístico.
O lead jornalístico é a informação mais importante de uma notícia e, sendo assim, deve ser colocado em primeiro lugar, isto é, na parte de cima da Pirâmide Invertida. Imagem: @copilot

Como criar uma notícia usando o lead?

Para criar uma notícia usando o lide jornalístico você deve responder 6 perguntas básicas, são elas, O quê?, Quem?, Quando?, Onde?, Como? e Por quê?. Observe no card a seguir um exemplo de como fazer isso.

Como transformar um fato em notícia usando o lead?

Para criar uma notícia precisamos que um fato tenha ocorrido ou esteja por acontecer. Vamos, então, escolher um fato qualquer, investigá-lo e criar um texto jornalístico informativo.

Advertisements

Fato

  • A Feira do Empreendedor 2025 está prestes a ocorrer. Nossa meta é criar um texto sobre ela utilizando o lead. Nosso próximo passo é fazer a apuração.

Lead

Apurar é responder às perguntas do lead.

O quê?
  • Feira do Empreendedor 2025
Quem?
  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)
Quando?
  • 15 a 18 de outubro de 2025
Onde?
  • Salão São Paulo Expo
Como?
  • Exposição de produtos e serviços, palestras, networking, etc.
Por quê?
  • Porque, cumprindo sua missão institucional, o SEBRAE quer fomentar o empreendedorismo no país.

Feita a apuração, a próxima etapa é criar o texto noticioso.

Nota jornalística

Agora que já temos o lead respondido, como iniciar uma nota jornalística? Nota é um texto curto, geralmente com um parágrafo, que contém as respostas do lead e nada mais. Bem, você pode tentar fazer isso a partir de qualquer uma das perguntas.

Exemplo 1: iniciando pela resposta à pergunta Quem?

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) realizará de 15 a 18 de outubro a Feira do Empreendedor 2025. O evento ocorrerá no salão São Paulo EXPO, onde haverá exposição de produtos e serviços, palestras e networking para empreendedores. Com isso, o SEBRAE cumpre sua missão institucional que é fomentar o empreendedorismo no país.

Exemplo 2: iniciando pela resposta à pergunta Quando?

Acontece de 15 a 18 de outubro, no salão São Paulo EXPO, a Feira do Empreendedor 2025. Organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para fomentar o empreendedorismo no país, a feira contará com exposição de produtos e serviços, palestras e networking para empreendedores.

Exemplo 3: iniciando pela resposta à pergunta O quê?

A Feira do Empreendedor 2025 já tem data marcada. Ela vai acontecer de 15 a 18 de outubro, no salão São Paulo EXPO. Esta feira é organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que visa fomentar o empreendedorismo no país. Haverá exposição de produtos e serviços, palestras e networking para empreendedores.

Advertisements

Notícia

Já destrinchamos o fato usando o lead. Transformamos o lead em três exemplos de notas jornalísticas começando por partes distintas. E, como visto, você pode iniciar uma nota a partir de qualquer resposta do lead.

Agora, vamos criar uma notícia. A diferença entre nota e notícia é que a segunda opção tem mais detalhes e mais contexto e, o principal, tem o depoimento de pessoas importantes para o evento em questão. Isso significa que para produzir uma notícia sobre o que quer que seja, além de obter respostas para o lead, você terá que entrevistar pessoas para obter o depoimento delas.

Para o nosso exemplo, porém, vamos usar IA para criar dois personagens fictícios e simular o depoimento deles sobre a feira. Observe:

Personagem 1 – Ernesto Salles Goulart, expositor
  • Depoimento: “A Feira do Empreendedor 2025 é mais que um evento: é um ponto de virada para quem busca transformar ideias em negócios sustentáveis com apoio, inovação e inteligência empreendedora.”
Personagem 2 – Samantha Ortega, empreendedora
  • Depoimento: “Estou ansiosa para participar da Feira do Empreendedor 2025. Espero encontrar soluções práticas, fazer conexões estratégicas e sair com ideias que realmente impulsionem meu negócio para o próximo nível.”

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: lembre-se, esses dois depoimentos fictícios servem apenas para fins de exemplo. Em uma notícia real você deve entrevistar as fontes para obter o depoimento delas.

Muito bem. Agora temos o lead e dois depoimentos. Como se verá adiante, acrescentaremos também outros detalhes que vão enriquecer ainda mais esse conteúdo. Vamos iniciar a escrita da notícia pela resposta à pergunta Onde? do lead. Confira:

O salão São Paulo EXPO está com as portas abertas para a Feira do Empreendedor 2025. O evento acontece de 15 a 18 de outubro. A entrada é gratuita. Haverá exposição de produtos e serviços, palestras e networking para empreendedores. Com este evento, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) espera fomentar o empreendedorismo no país.

O expositor Ernesto Salles Goulart, que pela segunda vez consecutiva mantém um stand na feira, diz que esta é uma oportunidade imperdível para pequenos e médios empreendedores. “A Feira do Empreendedor 2025 é mais que um evento: é um ponto de virada para quem busca transformar ideias em negócios sustentáveis com apoio, inovação e inteligência empreendedora”, pondera.

Advertisements

Já a empreendedora Samantha Ortega revela que há anos vem tentando comparecer ao evento, mas ainda não havia encontrado tempo. Dessa vez, entretanto, ela tratou de adiantar todo o trabalho possível em sua pequena empresa no sul do Brasil para que pudesse vir a São Paulo. “Estou ansiosa para participar da Feira do Empreendedor 2025″, conta. Ela espera encontrar soluções práticas. Além disso, também deseja fazer conexões estratégicas durante o evento. “Quero sair com ideias que realmente impulsionem meu negócio para o próximo nível”.

Para a Feira do Empreendedor 2025, o SEBRAE quer contar com 500 empresas expositoras, entre as quais startups, grandes marcas e instituições parceiras. Os organizadores esperam mais de 110 mil visitantes empreendedores ao longo dos quatro dias de evento.

Reportagem, grande-reportagem e livro-reportagem

A nota jornalística, como visto, é formada pela transformação das respostas do lead em um parágrafo de texto corrido. A notícia, por sua vez, é uma nota com depoimentos de pessoas envolvidas no fato. Já a reportagem é uma notícia ampliada ou, mais do que isso, é a cobertura de várias notícias sobre um tema.

Por isso, a reportagem requer mais investigação, mais depoimentos de diversas partes, observação de fatos no local e documentação. Requer contexto sobre o que aconteceu e o que pode acontecer antes e depois do fato principal.

Quanto maior a reportagem, mais contexto ela pode requerer. Uma grande-reportagem e um livro-reportagem por exemplo, podem requerer além do contexto dos acontecimentos, o contexto psicológico das pessoas envolvidas e a opinião de especialistas sobre o ocorrido, entre outras camadas de informações que ajudem o leitor a entender a realidade.

Polêmica: o uso do lead jornalístico no jornalismo digital

No jornalismo digital, o uso do lead pode funcionar de forma diferente do jornalismo impresso. Aliás, desde há muito, muito tempo há uma discussão sobre isso. Em 2005, por exemplo, Carlos Castilho publicou no Observatório da Imprensa o artigo “Para que serve a pirâmide invertida?“, no qual mencionou a não linearidade do conteúdo na internet.

Advertisements

Sendo o texto da web não-linear, os leitores podem começar a partir de qualquer lugar e não necessariamente pela parte onde está o lead jornalístico, isto é, pelo primeiro parágrafo. Ao invés disso, ao abrir uma reportagem em um site, o leitor pode querer ver o vídeo embedado primeiro, depois um infográfico, em seguida um box ou subtítulo. E talvez ele nunca leia o primeiro parágrafo da notícia.

E isso não é tudo. Mais recentemente, Flávio Moreira publicou o artigo “A nova pirâmide invertida do jornalismo“, no Infomoney, onde afirma que o jornalismo deve parar de priorizar a velocidade como maior ativo e passar a valorizar a confiança. Para ele, o mais importante é ter um veículo de informação relevante por meio de conteúdo útil, confiável e adaptável.

E você, o que pensa acerca dessa polêmica? Deixe os seus pitacos sobre a Pirâmide Invertida e o lead jornalístico nos comentários deste artigo logo abaixo.

Marinaldo Gomes Pedrosa

Marinaldo Gomes Pedrosa

Marinaldo Gomes Pedrosa é bacharel em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela UniSant'Anna. É registrado como Jornalista pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego sob o MTB número 0074698/SP desde 27 de setembro de 2013. Ele também é editor na Magpe Books.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share to...