O Brasil possui 212.000.000 (duzentos de doze milhões de habitantes), conforme estatísticas do Banco Mundial. Desses, algo em torno de 36 milhões fazem pagamento por jornalismo digital, isto é, pagam para ler notícias na internet. Parece muito, mas é pouco quando comparado proporcionalmente com outros países.
Neste artigo, vamos visualizar alguns dados acerca desse tema e, além disso, listar ações que veículos de imprensa e jornalistas podem realizar para melhorar esse indicador no país. Acompanhe a partir de agora.
Índice
Pagamento por jornalismo digital: contexto geral
Para entender o contexto geral acerca do pagamento por jornalismo digital, vamos recorrer aos números do Digital News Report 2025, do Reuters Institute. De acordo com este relatório, apesar de 84% dos brasileiros terem acesso à internet, somente 17% pagam para ler notícias online. Enquanto isso, o país no topo da lista tem proporcionalmente mais que o dobro de assinantes, confira:
- Noruega: 42%
- Suécia: 31%
- Suíça: 22%
- Austrália: 22%
- Áustria: 22%
- Finlândia: 21%
- Irlanda: 20%
- Estados Unidos: 20%
Em contrapartida, o Brasil está a frente de alguns países de primeiro mundo como Bélgica, Canadá, Alemanha, Polônia, França, Espanha, Portugal, Japão, Reino Unido e Itália que respectivamente possuem uma adesão de 16%, 14%, 13%, 13%, 11%, 10%, 10%, 10%, 10% e 9%.

Isso não significa, porém, que não tenhamos que melhorar. De fato, nós já tivemos um percentual melhor. Uma matéria datada de 2021 do Poder360 informava que, em 2019, 27% dos brasileiros pagavam por notícias online. A queda de 10 pontos percentuais ocorreu em 2020, e parece que de lá para cá nunca mais nos recuperamos.
Ações que podem ampliar o número de pagantes por jornalismo digital no Brasil
Existem algumas boas estratégias que empresários da imprensa e jornalistas podem utilizar para aumentar o número de brasileiros que fazem pagamento por jornalismo digital. Entre essas ações estão, por exemplo:
- Utilizar ferramenta de paywall (acesso pago) adequada para cada formato de conteúdo;
- Oferecer conteúdo original, exclusivo e de alta qualidade e interesse público;
- Investir em reportagens investigativas, que são caras, mas podem aumentar a audiência;
- Utilizar e integrar formatos diferenciados como vídeos, áudios, textos e fotografias;
- Realizar análises aprofundadas acerca de conteúdos de grande interesse público;
- Flexibilizar os planos de pagamento por jornalismo digital para obter maior adesão;
- Oferecer pacotes de conteúdo com preços variados;
- Oferecer opções de assinatura semanais, mensais e anuais;
- Realizar promoções com conteúdo desbloqueado por tempo limitado;
- Oferecer pacotes com descontos para estudantes e melhor idade;
- Oferecer pacotes integrados com combos de outros serviços;
- Melhorar segurança e a rapidez do site de notícias, o que pode aumentar a conversão;
- Oferecer múltiplas opções de pagamento para facilitar a efetivação das assinaturas;
- Oferecer opções de pagamento simplificado como o PIX, por exemplo;
- Engajar comunidades e nichos por meio do oferecimento de newsletters temáticas;
- Oferecer testes gratuitos por tempo determinado;
- Fazer parcerias para divulgação com empresas e instituições de educação.
Estratégias como estas podem ajudar os veículos de imprensa não apenas a aumentar a base de assinantes, mas também melhorar a relação com o público. Obter a confiança do público é fundamental para criar um ecossistema de informação mais sustentável.
Educar o público sobre o valor do jornalismo
Outra maneira de tentar aumentar o número de brasileiros que fazem pagamento por jornalismo digital é informá-los sobre o valor do jornalismo. Neste ponto, é possível realizar campanhas para explicar como o jornalismo profissional contribui com a democracia, e como ele combate à desinformação.
- Entre para o grupo do Jornalismo Pro. Faça amizades e networking.
Mostrar como as notícias e reportagens são apuradas, como elas são checadas e editadas, informando custos para produzi-las, entre outros dados, é importante porque demonstra transparência, podendo aumentar ainda mais a confiança do público.
Outras formas de educar o público sobre o valor do jornalismo é fazer parcerias e eventos em escolas, universidades e outras instituições. Você também pode produzir séries de conteúdos explicativos nas suas próprias plataformas, divulgar casos emblemáticos e muito mais.
Ações como estas podem fazer com que as pessoas vejam o jornalismo como um aliado da sociedade e da democracia, que é o que ele realmente é. Isso certamente pode ajudar a aumentar o número de pessoas que fazem pagamento por jornalismo digital no Brasil.



